Aula em Jogo

Descomplicando a gamificação para educadores

A GAMIFICAÇÃO e o game design são propostas educacionais muito defendidas por pesquisadores e especialistas nas áreas de inovação e de metodologias ativas, mas ainda pouco utilizadas em ambientes de aprendizagem. Professores alegam que a gamificação é um método complicado de ser aplicado, especialmente pelo deserto de ideias e exemplos práticos de como criar uma AULA GAMIFICADA.

Em Aula em jogo, Tiago Eugênio descomplica essa implantação ao relatar sua trajetória profissional e seu propósito de vida focado na reinvenção do processo de aprendizagem para oferecer mais envolvimento, motivação e valorização da intencionalidade pedagógica do educador. Esta obra não é apenas um livro teórico sobre gamificação.

Na primeira parte, o leitor descobre o valor da cultura pop para a educação e entende as diferenças entre game, aprendizagem baseada em jogos e os diversos tipos de gamificação. Na segunda, Eugênio oferece dezenas de exemplos sobre como a gamificação pode ser utilizada em sala de aula, além de compartilhar ferramentas exclusivas para que qualquer docente coloque em prática o propósito do livro Aula em jogo: gamificar aulas e transformar conteúdos em experiências de aprendizagem.

Por Dentro Do Jogo​

Como os games Impactam o cérebro e as relações sociais

“Por Dentro do Jogo” é uma série dividida em três livros que se completam e que busca atender um público abrangente, que se preocupa com a SAÚDE e EDUCAÇÃO de nossos jovens e crianças, bem como com as possibilidades de uso dos games como ferramentas de reabilitação no setting terapêutico para públicos de todas as idades.

No primeiro volume desta série, o PSICOBIÓLOGO e EDUCADOR Tiago Eugênio, traz à tona uma preocupação legítima de pais, professores e profissionais interessados em videogames, que se veem à deriva num oceano de tecnologias de fácil acesso, muitas com temáticas inapropriadas e mensagens carregadas de ÓDIO e VIOLÊNCIA.

Muitos desses pais sentem medo pela forma intensa com que seu filho é absorvido pelo encanto dos mundos virtuais e perguntam: videogame É PREJUDICIAL PARA A SAÚDE MENTAL E FÍSICA DE meu filho?

VOCÊ PODE SE SURPREENDER COM A RESPOSTA!
A partir da perspectiva evolucionista do comportamento humano, da Psicologia cognitiva e das neurociências, o autor discute neurobiologia do medo, violência nos games, tecnofobia, cyberbullying em jogos on-line, LAÇOS AFETIVOS ENTRE A FAMÍLIA QUE O MUNDO DOS GAMES PODE PROPORCIONAR e muito mais.

Segundo e terceiro volumes em breve!