Professor Gamificado

A palestra é adequada para inspirar e motivar professores que precisam se reinventar e não sabem como fazer isso.

Tiago Eugenio conta sua trajetória como educador, suas principais dificuldades e justifica porque escolheu a gamificação como sua principal estratégia de trabalho para superar suas principais dores. 

Isso tudo se reflete em uma jornada que seus professores poderão trilhar, a de um educador que foi além de suas dificuldades: a falta de engajamento, a indisciplina e a gestão em sala aula. Buscando soluções e alcançando resultados incríveis.

Mostra também como criou suas primeiras aulas gamificadas com auxílio de ferramentas simples, e como se transformou em um professor memorável na vida dos seus alunos.

Ensino Híbrido Gamificado

Fala-se cada vez mais sobre ensino híbrido. No entanto, engana-se quem pensa que ensino híbrido se resume a adicionar tecnologia. Para além da correta definição de ensino híbrido, o professor Tiago Eugenio mostra ferramentas autorais para o professor implementar em sua aula uma das principais metodologias do ensino híbrido: a rotação por estações.

A metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto da sala. No contexto remoto, as atividades podem ser feitas em diferentes salas virtuais. Nesta palestra, Eugenio apresenta o Class Dash, uma série de templates gratuitos úteis para gamificar o ensino híbrido de uma forma descomplicada. Professores configuram o tempo, número de equipes e atividades que os alunos devem realizar durante a aula. Projetado para reproduzir mecânicas colaborativas e competitivas, com o Class Dash o professor reproduz cenários semelhantes a jogos como Plants Vs Zombies, Batalha Naval, Angry Birds, Clash Royale e Final Fantasy, além de poder usar e customizar roletas, dados e tabuleiros virtuais.

Escape Room Pedagógicos

Os seres humanos gostam de ser desafiados e não há nada mais mobilizador do que a necessidade de escapar de algum lugar. Quem já experimentou a sensação de ficar trancado em um elevador ou outro cômodo qualquer sabe o quão essa sensação nos desperta para a ação.  Nesta palestra, Tiago Eugenio apresenta o conceito de Escape Room pedagógico. A  estratégia é perfeita para o professor trabalhar qualquer conteúdo em sala de aula. 

Na palestra, Eugenio trabalha o conceito de Puzzle-based learning (aprendizagem baseada em enigmas) e mostra o passo a passo da criação de atividades simples, apresentando exemplos bem-sucedidos de propostas gamificadas que alcançaram efeitos extraordinários.

Gamificação para Empresas

Tiago Eugenio ensina como usar a gamificação para engajar pessoas, coletar dados, modificar hábitos e comportamentos. Nesta palestra, o professor apresenta cases que inspiram uma  discussão sobre a reinvenção do Inbound Marketing, mostrando o funcionamento dessa ferramenta na geração de leads, aumento de vendas e produtividade.

Oficinas /

Class Dash: Ensino Híbrido Gamificado

Nesta oficina, o professor Tiago trabalha com ferramentas que vão auxiliar o professor a gamificar suas aulas de forma mais ágil e eficaz. As ferramentas são importantes para gerenciar atividades feitas em grupo (Team Based-learning) e reproduzir uma estética e dinâmicas semelhantes a de jogos como Plants Vs Zombies, Batalha Naval, Angry Birds, Clash Royale e Final Fantasy, além de poder usar e customizar roletas, dados e tabuleiros virtuais. 

Na oficina, todos os participantes estruturam um plano de aula, preenchendo o Canvas Class Dash com a definição do propósito de seus objetivos de aprendizagem, número de alunos atendidos, tempo e atividades que os alunos irão participar durante a aula gamificada. 

Podendo assim, após a palestra, aplicar os métodos de gamificação aprendidos em seus alunos.

Escape Room Pedagógico

Nesta oficina, o professor Tiago Eugenio acompanha os educadores no processo de criação de mapas virtuais e organização de desafios, com adição de imagens e vídeos, para os alunos responderem. Eugenio apresenta a Escape Factory que ele mesmo ajudou a criar. Dessa forma, o professor termina a oficina com duas atividades diferentes de escape (mapa e quiz) room prontas para serem compartilhadas com os alunos.

Gamificação Descomplicada para Educadores

Nesta oficina o professor Tiago Eugenio mostra como criar games rápidos com auxílio do google planilha. Dessa forma, o professor poderá criar roletas, quiz interativos e até um escape room. Os participantes finalizam a oficina com um dashboard (painel de gerenciamento da gamificação), com pontos, badges, níveis, times, etc, e uma atividade de escape room pronta, além de uma roleta de nomes, organizadores de grupo e um escape room com tempo regressivo.

Com todos os aparatos e expertises necessárias para gamificar por completo e de diversas formas as suas próximas aulas.

Entre em contato